top of page
Foto perfil.png
Iris de Araújo Rezende Machado

07/05/1943

21/03/2023

Nascida na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, ficou conhecida no senário nacional politico como uma grande Dep. Federal, atuando por dois mandatos. Sempre militando em favor dos pobres, sem teto e desamparados. Foi a primeira mulher candidata a vice presidência da república, abrindo e dando oportunidade para a inserção das mulheres na política brasileira.
Foi casada com o estadista Iris Rezende, mãe de três filhos (Cristiano, Ana Paula e Adriana), os quais criou com muito amor e carinho. Descanse em paz nossa guerreira!

QR code.png
Vela.png
flores.png
Texto-Narrado
00:00 / 00:33
Dona Iris

Dona Iris de Araujo Resende Machado, mais conhecida como Dona Iris, mulher que teve uma atuação pública e política com grande relevância no Estado de Goiás.
Formada na Universidade Federal de Goiás-UFG em artes plásticas, dona Iris teve um papel importantíssimo ao lado do seu esposo como primeira dama, a qual se destacou em seus projetos sociais e isso a levou a exercer dois mandatos na Câmara Federal nos anos de 2007 e 2015. Foi uma grande influenciadora para classe feminina ao se tornar a primeira candidata a concorrer a um cargo como vice-presidente da república, conhecida por abraçar a bandeira dos mais necessitados, dos sem tetos, dona Iris virou um ícone entre esses eleitores o qual com certeza sentirão falta dos seus projetos.
Além de ser uma personagem incrível na vida pública, dona Iris teve seu grande destaque como esposa do político Iris Rezende, com quem teve três filhos (Cristiano, Ana Paula e Adriana), e também exerceu a função de primeira-dama nos cargos eletivos do marido.
Sua trajetória na política:
1994: concorreu ao cargo de vice-presidente da República na chapa do PMDB, partido, sigla a qual ainda era filiada.
1995 até 1998: Iris de Araújo chegou a presidir o diretório nacional do PMDB
1999: designada suplente de Maguito Vilela
2003: Iris de Araújo iniciou sua vida pública ao assumir temporariamente o cargo de senadora em 2003, sendo suplente do Maguito Vilela.
2005: assumiu o mandato de senadora temporariamente até 2006.
2006: ela foi eleita para seu primeiro mandato como deputada federal, cargo que exerceu de 2007 a 2011.
2009: voltou a ocupar o cargo de presidente do diretório nacional do PMDB, de forma interina, até janeiro de 2010.
2011 até 2015: ela foi reeleita ao cargo de deputada federal, e exerceu a função até 2015.
Teve também um programa de culinária na TV                            "Cozinhando com Dona Iris"

O programa marcou época na televisão em Goiás. Foi exibido em pelo menos três emissoras diferentes: canal 1, PUC TV e Serra Dourada.  Com o Don da comunicação e sempre bem humorada conquistou os telespectadores com receitas de dar água na boca. O programa recebeu convidados ilustres ao longo dos anos em que esteve no ar, como o apresentador e ex-deputado Clodovil Hernandes. (Veja vídeo do YouTube abaixo)

Ouça oTexto Narrado
00:00 / 01:04
bottom of page